segunda-feira, 26 de abril de 2010

HABITAÇÃO DE DEUS

A verdadeira habitação de DEUS, no Espírito, não é alguma coisa erigida por mãos humanas - Atos 7:48 - e, sim, a comunidade dos remidos, o que se torna pessoal devido ao fato que Ele habita em ti e em mim.
Se dermos oportunidade ao ESPÍRITO SANTO, ele poderá modelar uma habitação de DEUS digna de receber o título de templo. Paramos admirados perante as catedrais da era medieval. Mas nem mesmo a glória da maior e mais bonita catedral existente no mundo pode comparar-se com o resplendor de um grupo de cristãos que se unem, em um ato de arrependimentos e almas perdoadas, em um salão humilde qualquer.
Os homens sem salvação podem edificar torres de Babel, pirâmides do Egito, arranha-céus e todos os templos feitos por mãos humanas. Mas somente o ESPÍRITO SANTO pode edificar a igreja cristã. O relacionamento alicerçado sobre o perdão mútuo é algo sobrenatural. É um autêntico milagre. Dois ou três indivíduos, remidos em nome de CRISTO, unidos pelo laço do amor perdoador, perfazem tão grande maravilha que até os anjos dos céus a admiram.
O presente versículo (2:22 de Efésios) enfatiza a comunidade dos remidos e o tempo do ESPÍRITO SANTO. Já a passagem de 1 Co. 3:16 mostra-nos que cada cristão individualmente é um templo assim:
"NÃO SABEIS QUE SOIS SANTUÁRIO DE DEUS E QUE O EPÍRITO DE DEUS HABITA EM VÓS".
Ambas as idéias expressam a verdade, e o contexto de ambas dessas passagens deixa subentendido esses conceitos, ao mesmo tempo em que falam, diretamente, sobre uma ou sobre outra dessas coisas.
A palavra habitação subentende um lugar permanente de residência. E é usada aqui para fazer contraste com a idéia dos "Peregrinos", que aparece no décimo nono versículo deste mesmo capítulo.
"ASSIM, JÁ NÃO SOIS ESTRANGEIROS E PEREGRINOS , MAS CONCIDADÃOS DOS SANTOS, E SOIS DA FAMÍLIA DE DEUS"(Efésios, 2:19).
Assim, pois, os cristãos não são mais estrangeiros e nem peregrinos, que habitam em uma terra que não é a sua, onde não gozam dos direitos da cidadania. Antes, eles mesmos se tornam a habitação do ESPÍRITO SANTO, o lugar de sua manifestação.
Devemos observar que a habitação é de DEUS, porque isso assinala o fato que Ele é o grande Senhor dessa casa, que essa casa pertence a Ele, e que Ele habita nela como possessão sua.
Assim, pois, temos o verdadeiro templo de DEUS Pai, edificado por DEUS Filho e habitado por DEUS Espírito - os ofícios das três pessoas benditas são distintamente frisadas: DEUS Pai, em toda a sua plenitude, habita na igreja e a enche; essa igreja é constituída como templo santo e dedicado a DEUS Filho; e é ocupado pela presença puramente do ESPÍRITO SANTO.
Por conseguinte, as palavras "NO ESPÍRITO", significam mais do que espiritualmente embora isso também expresse uma verdade.
Pelo contrário, está em pauta a presença real de DEUS, por intermédio do seu SANTO ESPÍRITO, ou seja, torna-se possível e é concretizada uma comunhão mística, através do fato que esse templo é santificado. A respeito cabe aqui as seguintes citações:
- A igreja de DEUS, com toda a razão é declarada uma obra nobre e maravilhosa, verdadeiramente digna do próprio DEUS.
- Diz alguém: "Nada existe de tão augusto como a igreja, visto que ela é o templo de DEUS."
- Nada é tão antigo, já que os patriarcas e profetas labutaram para edificá-la.
- Nada é tão sólido, pois JESUS CRISTO é o seu fundamento.
- Nada é tão divino, visto que se trata de um edifício vivo, animado e ocupado pelo próprio ESPÍRITO SANTO.
- Ela é o lugar onde DEUS opera seus feitos admiráveis; o teatro da sua justiça, da sua misericórdia, da sua bondade e da sua veracidade; onde ele é buscado, onde ele pode ser achado, e onde ele pode ser retido, com exclusividade.
- Nada é mais intimamente unido e indivisível, porquanto CRISTO é a sua pedra de esquina.
Assim como existe um único DEUS, bem como um único Salvador e mediador entre DEUS e o homem, e assim como há um só Espírito inspirador, assim também só há uma igreja, onde esse inefável Jeová realiza sua obra de salvação. A igreja, a despeito de espalhada e dividida por todo o mundo, é apenas um edifício, alicerçado sobre o Antigo e o Novo Testamento, dotada de um único sacrifício, o Senhor JESUS o Cordeiro de DEUS, que tira o pecado do mundo.
"EDIFICADOS SOBRE O FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS E PROFETAS, SENDO ELE MESMO, CRISTO JESUS, A PEDRA ANGULAR; NO QUAL TODO O EDIFÍCIO, BEM AJUSTADO, CRESCE PARA SANTUÁRIO DEDICADO AO SENHOR"
(Efésios, 2: 20 e 21)

Sem comentários:

Enviar um comentário